Causas e riscos do tabaco

Na luta contra o câncer e outras doenças, novos medicamentos, tecnologias e pesquisas em andamento são essenciais. 

Mas nada seria fazer um impacto maior do que a eliminação do uso do tabaco e a exposição. Elisa Tong, da UC Davis, professor associado de medicina, diz que o tabaco lidera a lista de causas de morte evitável – bem à frente da obesidade, consumo de álcool e armas de fogo. 


O tabaco está implicado em 12 tipos de cancro, incluindo o fígado, colorretal, estômago, esôfago, bexiga, garganta, e, é claro, de pulmão, bem como as doenças cardíacas e muitas outras doenças crônicas. Cerca de 10 anos após parar de fumar, ex-fumantes, o risco de morrer de câncer de pulmão é 30% a 50% menos do que aqueles que continuam a fumar. 

Quais seus perigos?

Cinco anos depois de parar de fumar, o risco de boca, garganta, esôfago e câncer de bexiga é cortado na metade. E depois de apenas um ano, o risco de doença coronariana é cortado na metade. Enquanto Califórnia prevalência de fumantes é relatado como um dos mais baixa (11,7%), ainda existem mais de 3 milhões de fumantes, e a Califórnia custos de fumar são de us $18,1 bilhões. 

As disparidades também existem com maior prevalência de fumantes taxas que pode ser dobrado ou triplicado em baixo grupos socioeconômicos, vários grupos raciais/étnicos, LGBT populações comportamentais e de saúde das populações. Mesmo que os Californianos podem fumar mais leve, não há nível seguro de exposição à fumaça, como relatado pelo Cirurgião-Geral, em 2006. 


O tabagismo é assunto para as disparidades de saúde, como as taxas de prevalência podem ser dobradas ou triplicadas em diferentes populações, com base na renda, raça/etnia, orientação sexual e outros fatores. A califórnia tem assumido um papel de liderança no desenvolvimento de políticas para proteger os não-fumantes da exposição. 

Desde Jan. De 2014, por exemplo, a Universidade da Califórnia colocar no lugar de uma política para todos os seus campi, laboratórios e centros de proibir o uso de cigarros, cigarros, charutos, tabaco, rapé, de canos de água, tubulações, cachimbos de água, mastigue, e qualquer outro não-inflamáveis, produtos de tabaco.  

Fatores de risco

Um crescente movimento é em forma de incentivar os proprietários de multi-unidade complexos, onde 65% do ar é compartilhada entre todos os moradores, para aprovar as políticas antitabagistas. Quando o arrendamento de um apartamento ou comprar um condomínio fechado, saber se é permitido fumar antes de assinar a linha pontilhada.


Ao ar livre de fumo também está sendo cada vez mais reconhecida como uma importante fonte de exposição. Defende também quer reduzir o tabagismo em praias públicas, parques e outros lugares ao ar livre em toda a Califórnia. E as leis agora proibir os condutores de fumar com uma criança no carro. 

Ainda, Califórnia locais de trabalho não são considerados 100 por cento livre de fumo pelos Centros federais de Controle e Prevenção de Doenças. Um em cada sete trabalhadores ainda está sendo expostas à fumaça do tabaco no trabalho, pois de brechas nas leis, para saber onde aqueles que existe pode ajudar a proteger você e seus entes queridos.

Comentários

Postagens mais visitadas